Tiradentes

Tiradentes é para mim, disparado, a cidade histórica mais interessante de Minas Gerais. Tá que eu não conheço todas, mas é super lindinha e é um lugar onde eu me senti em casa.

Não é a toa que tantas novelas e minisséries são gravadas na cidade: ela parece ter parado no tempo. As casas são antiguinhas, mas são bem conservadas. As ruas, de pedra.

Domingo à tarde a cidade é super cheia, pelo menos num domingo de julho. Foi num clima desse que eu cheguei à cidade, de carro. Não tínhamos reservas em pousada, mas tínhamos uma dica incompleta do meu cunhado. Só sabia que tinha “quatro” no nome.
Andamos um monte, perguntamos a várias pessoas e acabamos caindo na pousada “Chafariz das Quatro Estações”. Não era exatamente na localização que esperávamos, mas visitamos um quarto, gostamos, o preço bateu e, cansados de procurar, acabamos ficando.


Ah, a pousada que meu cunhado ficou nós só descobrimos bem depois, se chamava “Quatro Encantos” e é essa aqui, ó: http://www.tiradentesturismo.com.br/pousadas_tir/4encantos/index.htm

Mas no dia em que eu ganhar na loteria estiver a fim de ficar num hotel mais top, irei me hospedar aqui:

fonte: eurekabooking.com


Acabamos fazendo um programa turístico que foi o show de luzes da Matriz de Santo Antônio. Não foi muito demorado, coisa de 20 minutinhos. Na verdade, são 16 minutos. Não pode tirar fotos, como sempre. Meu marido amou, claro, embora seja super crítico (ele é light designer). Acho que custa algo em torno de R$10 por cabeça e acontecia somente nas noites de sexta, sábado e domingo.

A gastronomia do lugar é um caso a parte. Muitos restaurantes badalados, outros nem tanto, mas super charmosos. Fazia aquele friozinho gostoso e tomamos uma garrafa de vinho, comendo uma pizza, o que, claro, fez meu marido dar PT (perda total).

Andando pela cidade só conseguia pensar na possibilidade de alugar uma caminhão para levar todos os móveis lindos que eu vi e quis comprar. São muitas lojas de artesanato (dos mais simples aos mais sofisticados), antiguidades e móveis muito estilosos. Não é a toa que tanta gente vai a Tiradentes exclusivamente para garimpar peças para suas casas de campo e praia.

A cidade é muito gostosa, especialmente se o dia estiver ensolarado, mas fresco (acho que toda cidade fica boa com esse clima. risos).

Há uma espécie de mirante, que fica próximo à Capela São Francisco de Paula, que é imperdível, pois de lá se vê a cidade toda. Uma grande imagem. A primeira foto do post foi tirada de lá.

O que não falta é uma infinidade de outros prédios históricos interessantes, a gosto do freguês:

Antiga Cadeia


Igreja Nossa Senhora do Rosário


Monumento a Tiradentes


Capela de São João Evangelistaa


Capela de Nossa Senhora das Mercês

Tem também o passeio de Maria Fumaça para São João Del Rey. Eu não fiz, pois os horários não cabiam na nossa programação, mas parece ser super legal.
Saem às sextas, sábados, domingos e feriados nacionais às 13h e 17h (de Tiradentes) e às 10h e 15h (De São João Del Rey). Telefone de contato: (32) 3371-8485

O lugar é propício para passeios rurais e de aventura. Não faz o meu gênero, mas quem gosta há um grande lista, dentre caminhadas, cacheiroas e esportes radicais.

A Silvia, do Matraqueando tem uma série de posts quentinhos e super interessantes sobre Tiradentes, que valem uma visita.

Tiradentes é um lugar que planejo voltar há muito tempo. Quem sabe esse ano?

4 Respostas para “Tiradentes

  1. Que fotinha hein….

  2. Ah.. qdo voltar, eu vou tbm! hehehehehe

  3. Meniina, essa sua foto do Monumento de Tiradentes é uma relíquia! Nós não temos esta foto. E depois fui saber que é o único exemplar em escultura do Tiradentes com roupas de alferes… sem aquele camisolão e corda no pescoço! Demais! 🙂

Deixe um comentário

